- Área: 2053 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Javier Callejas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pequeno centro escolar se insere num contexto urbano singular, em um lote isolado da edificação vizinha, com a qual compartilha a mesma orientação solar das quadras esportivas e mantém um estreito diálogo.
O edifício se adapta à topografia, dedicando o térreo e o primeiro pavimento aos programas da educação primária e administração. As aulas da educação infantil acontecem no mesmo nível do ginásio e do pátio de recreação. Este nível é acessado através de uma rampa externa e de uma escada banhada por luz natural
A planta segue um exercício rigoroso de modulação, adaptando-se aos vãos do rígido sistema estrutural de concreto armado, às normas técnicas para este tipo de edificação escolar e ao sistema construtivo de blocos de concreto - externamente aparentes e revestidos com argamassa nos ambientes internos. Este sistema - muito frequente em construções norte-americanas de edifícios públicos - permite um resultado "sólido" e com baixo custo de manutenção.
O sistema de pórticos permite que se tenha fachadas translúcidas, com esquadrias simples, painéis sanduíche de cores vivas e proteção solar na fachada sul.
As salas de aula se articulam em torno de um pátio longitudinal arborizado que permite a ventilação e iluminação adequadas aos espaços comuns. De fato, o Centro se caracteriza por ser muito iluminado e por compensar com uma eficiente distribuição espacial o aumento das áreas de circulação.